Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3847
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Gabriela Pugliesi no Instagram: influenciadores digitais e a convergência dos meios
Autor(es)/Inventor(es): Sá, Paula Fernandes de
Orientador: Cardoso, Mônica Machado
Resumo: Investiga o surgimento dos influenciadores digitais em um contexto onde os meios de comunicação, tanto tradicionais como digitais, convergem. O trabalho discorre sobre o conceito de webcelebridades, refletindo sobre os discursos, performances e a relação público versus privado nesse cenário. Em seguida, fenômenos como cultura da convergência, narrativa transmídia e polymedia, os primeiros desenvolvidos por Jenkins (2009) e o último por Miller e Madianou (2011), são abordados em um contexto onde internet e redes sociais se tornam um espaço para produção e consumo de conteúdo. Nesse sentido, é realizado um estudo de caso no Instagram da blogueira fitness Gabriela Pugliesi, relacionando-o com as reflexões teóricas propostas. Nessa análise, serão destacados a concepção de performance, do ponto de vista de Schechner (2006) e Ehrenberg (2010), o desempenho da influenciadora nos mercados publicitário e editorial e a forma como administra seus empreendimentos: Studio Velocity, Tapiocaria Market e Alekta.
Palavras-chave: Redes sociais
Instagram
Celebridades
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 5-Jul-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SÁ, Paula Fernandes de. Gabriela Pugliesi no Instagram: influenciadores digitais e a convergência dos meios. 2017. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PFSa.pdf1.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.