Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3850
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A experiência das ações afirmativas na UFRJ/ECO
Autor(es)/Inventor(es): Tomaz, Maria de Fátima
Orientador: Sodré, Muniz
Resumo: A política das ações afirmativas se transformou em assunto recorrente nos últimos dez anos. Elas figuram como uma nova possibilidade na luta pela democratização do ensino superior público no Brasil e o sistema de cotas é um indicativo para a redução das desigualdades sociais ao permitir o acesso de alunos negros, índios, migrantes, deficientes, mulheres, pobres e outros tantos grupos discriminados. Neste contexto, este trabalho, preocupa-se em demonstrar o surgimento das ações afirmativas no mundo; o processo de luta dos movimentos sociais, especificamente o de negros, no processo de implantação das ações afirmativas no Brasil; rememoramos alguns marcos do debate na Universidade Federal do Rio de Janeiro sinalizando qual o seu posicionamento durante o debate das ações afirmativa, e finalizamos com a exposição do perfil estabelecido pelos novos alunos cotistas na Escola de Comunicação que vem alterando esse espaço acadêmico historicamente elitizado e hegemônico.
Palavras-chave: Escola de Comunicação
Ensino superior
Ação afirmativa
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 18-Jul-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: TOMAZ, Maria de Fátima. A experiência das ações afirmativas na UFRJ/ECO. 2017. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MFTomaz.pdf587.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.