Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3887
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Entre representações e simulacros: a construção da opinião pública no mundo virtualizado
Autor(es)/Inventor(es): Justen, Janine Figueiredo de Souza
Orientador: Amaral, Marcio Tavares de
Resumo: Demonstra como a opinião pública se constrói através da mídia na contemporaneidade, problematizando a questão dos interesses do capital atrelados à lógica de mercado dos jornais-empresas em contraponto à motivação ideológica da chamada mídia livre. Procura-se ressaltar que são as novas versões, em paralelo às velhas versões (as tradicionais) – e não em substituição às mesmas – a grande guinada da cobertura jornalística atual. A crise da Verdade e dos referenciais parece abrir brechas para a insurgência de uma pluralidade de vozes que, mais do que imprimir outras impressões aos acontecimentos, dão ao fato uma imagem complexa, explorando as tensões de leitura e visões de mundo existentes entre jornalistas, os produtores de notícia, e a audiência, agora participativa. Através de uma abordagem crítica de cunho histórico-filosófico, pretende-se mapear os marcos da trajetória do pensamento ocidental para compreender, desde o nascimento da imprensa, a necessidade de se institucionalizar as práticas de comunicabilidade, apostando, majoritariamente, na regulação dos discursos. Como estudo de caso, um episódio de repercussão nacional, capaz de abalar as estruturas do cenário midiático do país ou, ao menos, suscitar alternativas ao manejo estrito da informação: as Jornadas de Junho.
Palavras-chave: Opinião pública
Meios de comunicação de massa
Contemporaneidade
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 17-Jul-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: JUSTEN, Janine Figueiredo de Souza. Entre representações e simulacros: a construção da opinião pública no mundo virtualizado. 2013. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
URI: http://hdl.handle.net/11422/3887
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JJusten.pdf535,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.