Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/3887
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Entre representações e simulacros: a construção da opinião pública no mundo virtualizado
Autor(es)/Inventor(es): Justen, Janine Figueiredo de Souza
Tutor: Amaral, Marcio Tavares d'
Resumen: Demonstra como a opinião pública se constrói através da mídia na contemporaneidade, problematizando a questão dos interesses do capital atrelados à lógica de mercado dos jornais-empresas em contraponto à motivação ideológica da chamada mídia livre. Procura-se ressaltar que são as novas versões, em paralelo às velhas versões (as tradicionais) – e não em substituição às mesmas – a grande guinada da cobertura jornalística atual. A crise da Verdade e dos referenciais parece abrir brechas para a insurgência de uma pluralidade de vozes que, mais do que imprimir outras impressões aos acontecimentos, dão ao fato uma imagem complexa, explorando as tensões de leitura e visões de mundo existentes entre jornalistas, os produtores de notícia, e a audiência, agora participativa. Através de uma abordagem crítica de cunho histórico-filosófico, pretende-se mapear os marcos da trajetória do pensamento ocidental para compreender, desde o nascimento da imprensa, a necessidade de se institucionalizar as práticas de comunicabilidade, apostando, majoritariamente, na regulação dos discursos. Como estudo de caso, um episódio de repercussão nacional, capaz de abalar as estruturas do cenário midiático do país ou, ao menos, suscitar alternativas ao manejo estrito da informação: as Jornadas de Junho.
Materia: Opinião pública
Comunicação de massa
Mídia social
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 17-jul-2013
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : JUSTEN, Janine Figueiredo de Souza. Entre representações e simulacros: a construção da opinião pública no mundo virtualizado. 2013. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JJusten.pdf535.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.