Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/388
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Webradio: novo caminho para a rádio comunitária
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Yuri Sodré Bravim de
Orientador: Fernandes, Fátima Sobral
Resumo: No trabalho, demonstra-se o caminho das rádios comunitárias e sua luta para a criação e o reconhecimento do Estado por meio da lei 9.612/98, que legalizou a participação dessas rádios, antes ilegais, e reforçou o seu papel no contexto comunicacional, apesar de se tornar mais um entrave para quem necessita e quer operar de forma legal. Com o poder de outorga na mão do governo, este parece ter se tornado um meio de apadrinhamento político e controle à rádios de espírito livre, fundadas para ajudar e criar uma unidade dentro da comunidade em questão. A partir de uma análise da lei 9.612/98, foi demonstrado como o governo restringiu as rádios comunitárias e tornou complicada a busca pela legalização. Foram explicados, de forma breve, como se criar uma rádio e o caminho para torná-la uma rádio comunitária através da lei. Além disso, explicitou-se o avanço da internet nos meios comunicativos e como esse poderia ser utilizado para se tornar uma alternativa acessível para essas rádios que tinham dificuldade para se adaptar às formas previstas na lei 9.612/98. As webradios através internet se tornaram uma ótima opção, já que sua operação não prevê licenças e não restringe a forma, o conteúdo e limitação espacial.
Palavras-chave: Webradio
Legislação
Rádio comunitária
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 10-Dez-2009
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: OLIVEIRA, Yuri Sodré Bravim de. Webradio: novo caminho para a rádio comunitária. 2009. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Aparece nas coleções:Comunicação - Radialismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
YSBOliveira.pdf727.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.