Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3938
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Estudo do sistema de segurança de laser da Europa com ênfase no sistema Alemão
Autor(es)/Inventor(es): Albrecht, Afonso Schulz
Orientador: Eichler, Jürgen
Coorientador: Gonçalves, Odair Dias
Coorientador: Schneeweiss, Claudia
Resumo: Laser tem expandido sua aplicabilidade e exibe características únicas comparado com outras fontes de luz. As extraordinárias rápida evolução dos lasers na medicina ocorreu em quatro décadas e muito desenvolvimento é ainda visto hoje. Com estes desenvolvimentos, precisa-se buscar um maior entendimento da operação dos equipamentos lasers, da interação do feixe óptica com os tecidos humanos, os perigos associados com o uso e medidas de proteção contra possíveis danos que podem ser gerados A Europa atualmente, principalmente Alemanha, conta com um sistema de leis estruturado em um sentido que garante o uso adequado do aparelho laser, assim como medidas de proteção contra os riscos gerados frente aos trabalhadores. Não obstante, há a exigência de equipes qualificadas e ambientes de trabalho bem estruturados do ponto de vista organizacional. Todos pontos são juridicamente comprovados através da avaliação de risco, que mostra o levantamento de todos os dados do laser, assim como da equipe e do serviço. O Brasil não dispõe de atualmente de um conjunto claro de regras na área laser e, devido ao grande crescimento do sistema, a necessidade de seguir os mesmos passos que a Europa usa nesta área é primordial.
Palavras-chave: Laser
Normas de segurança
Legislação
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::OTICA
Departamento: Instituto de Física
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ALBRECHT, Afonso Schulz. Estudo do sistema de segurança de laser da Europa com ênfase no sistema alemão. Berlin, 2015. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Física (Física Médica) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
URI: http://hdl.handle.net/11422/3938
Aparece nas coleções:Física Médica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC AFONSO ALBRECHT.pdf3,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.