Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/396
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Son Daqui
Autor(es)/Inventor(es): Leandro, Laura Alexandra Trigueros
Neto, Mario Negrini Ribeiro da Silva
Orientador: Salis, Fernando
Resumo: Relatório técnico de documentário sobre o trabalho de músicos hispano-americanos radicados no Rio de Janeiro, e sua relação com a questão da identidade cultural na atualidade. No documentário busca-se obter, a partir da experiência de imigração de seus personagens, material para a análise das implicações das mudanças provocadas pelo atual processo de integração geo-político em curso na América Latina. É expressa a relação com as origens por meio da música, seja pela referência à cultura de seus países ou pelo hibridismo cultural que surge da criação artística. É proposta também a discussão sobre o histórico distanciamento entre o Brasil e os países hispânicos, e o questionamento sobre a existência de uma identidade latino-americano e qual seria sua natureza e sua implicação no cotidiano das pessoas. O produto audiovisual portanto serve como registro das performances e opiniões dos músicos sobre o universo social em que habitam, expressando suas propostas de trazer ao público brasileiro a cultura hispano-americana de forma orgânica, diferente da maneira reducionista pela qual a música hispânica foi consagrada no Brasil pelos meios de comunicação de massa. Assim, a identidade cultural deixa de lado sua forma condensada pela cultura de massa, e revela a complexidade de pessoas em constante transformação em função dos diferentes intercâmbios aos quais estão submetidos.
Palavras-chave: Documentário
América Latina
Produção Audiovisual
Música
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 13-Jul-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: LEANDRO, Laura Alexandra Trigueros. SILVA NETO, Mario Negrini Ribeiro da S. Son Daqui. 2010. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação – Habilitação em Radialismo) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
Aparece nas coleções:Comunicação - Radialismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SON DAQUI_FINAL_130710.pdf243.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.