Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/4019
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : UPP x Polícia Comunitária: análise de conteúdo de vídeos oficiais sobre a política pública de pacificação das favelas cariocas
Autor(es)/Inventor(es): Jesus, Thayná da Costa Rodrigues de
Tutor: Paiva, Raquel
Resumen: Demonstra como o governo do estado do Rio de Janeiro aborda a política pública das Unidades de Polícia Pacificadora em seus vídeos institucionais, disponíveis no portal oficial das UPPs na internet – o UPP RJ – e em canais de vídeo do governo e da Secretaria de Estado de Segurança Pública no Youtube. Procura-se ressaltar as intenções dos discursos dos porta-vozes da Secretaria de Estado de Segurança, da Polícia Militar e do governo do estado do Rio de Janeiro por meio da Análise de Conteúdo das mensagens veiculadas nos produtos audiovisuais, e como este conteúdo chega aos os receptores. A pesquisa se debruça também sobre as construções discursivas oficiais relacionadas às tentativas de legitimar a filosofia da Polícia Comunitária e da Polícia de Proximidade como as práticas ideais para o estabelecimento da harmonia entre polícia e comunidade. O projeto inclui uma reflexão e uma comparação sobre o que os produtos audiovisuais apresentam e os fatos relacionados à UPP veiculados na imprensa nos períodos correspondentes aos vídeos produzidos e mostra que há uma discrepância entre a realidade original e a que se pretende produzir nos discursos.
Materia: Polícia
Segurança pública
Políticas públicas
Análise de conteúdo
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 13-dic-2013
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : JESUS, Thayná da Costa Rodrigues de. UPP x Polícia Comunitária: análise de conteúdo de vídeos oficiais sobre a política pública de pacificação das favelas cariocas. 2013. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TJesus.pdf362.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.