Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/4248
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Práticas pedagógicas na creche: a afetividade como eixo
Author(s)/Inventor(s): Razuk, Rachel Martins Arenari
Advisor: Guimarães, Daniela
Abstract: O objetivo principal foi compreender os sentidos da experiência afetiva na Educação Infantil, em especial na creche. Para tal, recorri a estudos da Filosofia da Educação, especialmente Paulo Freire, e aos referenciais da Psicologia histórico-cultural, especialmente Henri Wallon. Com estes autores, focalizo os conceitos de educação dialógica e afetividade. A investigação do campo constitui-se em pesquisa qualitativa, de inspiração etnográfica, na qual analiso registros escritos realizados durante a imersão no campo, uma turma de berçário de uma Escola de Educação Infantil pública da cidade do Rio de Janeiro. As discussões estão organizadas ao longo de dois capítulos: Docência, afetividade e dialogia na creche; A metodologia e o campo da pesquisa. A análise realizada aponta para conquistas já efetuadas no trabalho educativo institucional com os bebês bem como para a necessidade de atentarmos para como e onde afeto e diálogo aparecem e contribuem nas práticas pedagógicas cotidianas com as crianças pequenas.
Keywords: Educação Infantil
Prática de ensino
Afetividade
Creches
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: RAZUK, Rachel Martins Arenari. Práticas pedagógicas na creche: a afetividade como eixo. 2016. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RRazuk.pdf696.76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.