Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/425
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Saudade, uma palavra portuguesa
Autor(es)/Inventor(es): Lessa, Daniel Santos
Tutor: Lissovsky, Mauricio
Resumen: Documentário com o objetivo de resgatar e documentar as histórias dos imigrantes portugueses que chegaram à cidade do Rio de Janeiro nas décadas de 40 e 50 e acabaram por se fixar na cidade. O documentário tem como fio condutor a palavra saudade, existente apenas na língua portuguesa. Gravado no formato Míni-DV e editado em ilha de edição digital, o documentário conta apenas com entrevistas dos personagens e cenas de apoio, sempre com o mínimo de interferência possível do entrevistador. O intuito do trabalho é mostrar em que condições esses imigrantes chegaram ao Brasil e os motivos que os levaram a deixar a terra natal. Além disso, mostrar como se deu a adaptação ao Rio de Janeiro, as relações desses imigrantes com a sua cidade de origem e com os parentes que permaneceram em Portugal, e também a relação com os brasileiros e com os próprios portugueses que encontraram em solo carioca.
Materia: Produção Audiovisual
Documentário
Imigração
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 13-dic-2007
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : LESSA, Daniel Santos. Saudade, uma palavra portuguesa. 2007. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação – Habilitação em Radialismo) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Radialismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Relatorio Técnico Saudade.pdf290.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.