Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/427
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Dogville e Brecht: o teatro no cinema
Autor(es)/Inventor(es): Mebus, Vanessa Cunha
Orientador: Moreira, José Henrique Ferreira Barbosa
Resumo: Análise do filme Dogville (2003) para efeito de comparação com os recursos teatrais empregados pelo dramaturgo e teatrólogo Bertolt Brecht (1898-1956) em seu Teatro Épico. O que está em jogo é a comprovação de uma ideia difundida no meio cinematográfico que tal movimento teatral se configurou na principal influência do diretor do longa-metragem, o dinamarquês Lars Von Trier (1956 - ). Através do estudo de O Pequeno Organon para o Teatro, espécie de manifesto escrito por Brecht, e assim conhecendo os pilares do Teatro Épico, realiza-se um estudo comparativo com elementos do filme, como narrativa direção de arte e atuação do elenco. Busca-se encontrar diferenças e pontos de intersecção entre as duas obras, para reafirmar ou desmentir o que se afirma na mídia sobre Dogville, como no caso dos blogs destinados a comentar sobre cinema. Observa-se, através desse trabalho a aproximação cada vez mais comum entre cinema e teatro, sendo efetuada, nesse caso, em sua forma mais ousada. E a forma como e harmonizam os dois tipos de arte no que foi chamado por Lars Von Trier de “Cinema de Fusão”.
Palavras-chave: Produção Audiovisual
Cinema
Longa-metragem
Teatro
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 12-Dez-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MEBUS, Vanessa Cunha. Dogville e Brecht: o teatro no cinema. 2011. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação – Habilitação em Radialismo) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Aparece nas coleções:Comunicação - Radialismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dogville e Brecht - Vanessa Cunha Mebus.pdf412.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.