Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/4302
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Mapeamento geológico e análise hidrogeoquímica na Bacia do Ribeirão Santana entre os municípios de Valença (RJ) e Rio Preto (MG)
Autor(es)/Inventor(es): Ferro, Carla Simone Ramos
Tutor: Avelar, André de Souza
Resumen: A pesquisa foi desenvolvida na bacia do Ribeirão Santana (286 km²), que é tributário do rio Preto, médio vale do rio Paraíba do Sul. O objetivo da pesquisa é o mapeamento geológico de área cárstica quartzítica e a coleta de dados para análise estrutural, mineralógica e estratigráfica para o entendimento do papel geológico nos processos de dissolução química da evolução geomorfológica da bacia. O mapeamento geológico foi realizado na escala 1:10.000, com identificação das litologias em campo e através de lâminas petrográficas, reconhecendo-se três tipos litológicos: a)biotita-gnaisse, b) quartzito impuro e c) quartzito puro. Estas rochas estão dispostas em dobras com superfície axial sub-vertical e eixos subhorizontais com caimento para W e E, onde observa-se intensa participação de processos químicos atuantes na denudação e geração de formas cárstica. Com base no mapa geológico foram confeccionados perfis geológicos NW–SE, seções A-B e C-D na escala 1: 10.000, estereogramas de foliação e rosetas de fraturas. Foi realizado o levantamento de famílias de fraturas e a confecção de rosetas e tratamentos estatísticos, através de “Circle Inventory Method” (Davis, 1984). Amostras de água estão foram coletadas nos diferentes tipos litológicos da bacia, nas posições de calhas de rios, concavidades suspensas, sumidouros e fundos de cavernas em diferentes períodos do ano, com objetivo de cruzar os dados resultantes com o balanço hidrológico da bacia e para realizar uma varredura geoquímica nesta área de carste em quartzito.
Materia: Mapeamento geológico
Mineralogia
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Unidade de producción: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: dic-2009
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Geologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FERRO, C.S.R.pdf1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.