Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/433
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Os relacionamentos amorosos na pós-modernidade
Autor(es)/Inventor(es): Ramos, Thiago Figueiredo Dantas
Orientador: d’Amaral, Marcio Tavares
Resumo: No presente estudo busca-se traçar um panorama da pós-modernidade e levantar as questões relacionadas ao amor e suas práticas em processo neste momento. Os relacionamentos amorosos contemporâneos como objeto deste trabalho representam um importante indicador das transformações que se fazem a partir deste novo paradigma social, cultural, político e econômico que pode ser chamado de pós-modernidade. O estudo busca compreender os sentidos desta pós-modernidade por meio de uma perspectiva histórico-filosófica da cultura cristã ocidental. Também busca-se refletir especificamente sobre esta sociedade, valendo-se de um olhar sociológico e atentando-se para as diferenças com relação à sociedade moderna. Recortando-se ainda mais, busca-se aprofundar a questão do amor e suas práticas amorosas na sociedade atual. A partir de então, algumas características dos relacionamentos amorosos pós-modernos são levantadas, defendendo-se uma posição ativa ao se lidar com elas, mas não sem antes entender que tipos de relacionamentos os antecederam, em especial o amor romântico. A importância do tema do amor é fundamental para esta cultura e na formação da subjetividade do homem ocidental. Também por isso, o amor é tema constantemente explorado no campo da comunicação e industria cultural. Porém, nem sempre o tema recebe o devido valor dentro da academia. Esta conjuntura vem sendo modificada e novos trabalhos surgem. Assim, contribuir para a reflexão destes novos modos de relacionamentos amorosos que se dão na pós-modernidade é o que se deseja neste trabalho.
Palavras-chave: Relacionamento
Pós-moderno
Amor
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 5-Dez-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: RAMOS, Thiago Figueiredo Dantas. Os relacionamentos amorosos na pós-modernidade. 2011. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação – Habilitação em Radialismo) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Aparece nas coleções:Comunicação - Radialismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TFDRamos.pdf293.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.