Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/454
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Relatório anual um produto editorial
Autor(es)/Inventor(es): Scherer, Jaqueline Castro
Tutor: Castro, Paulo César
Resumen: Dada a crescente importância do relatório anual na estratégia de comunicação institucional das empresas, o trabalho avalia como, no Brasil, a produção destas publicações tem sido realizada sob um esmero cada vez maior, aliando a qualidade dos textos e fotografias à apresentação visual. Também discute como, conseqüentemente, abre-se um importante campo de atuação profissional para os produtores editoriais. Com relação ao relatório anual, são estudados seu público alvo e a evolução de seu conteúdo no Brasil. As melhores práticas são identificadas através da análise dos relatórios publicados em 2006 por algumas das dez maiores empresas do Brasil, segundo o Guia exame melhores e maiores, entre elas Companhia Vale do Rio Doce, Ipiranga e Petrobras. Os parâmetros utilizados para essa análise se basearam em livros americanos, cuja tradição neste tipo de publicação é maior que a do Brasil, e nos critérios de uma das principais premiações da categoria, a da Associação Brasileira de Companhias Abertas – ABRASCA. Por fim, por meio da comparação entre o relatório anual e o livro, o estudo demonstra que se trata de um produto editorial, derrubando o mito de que a editora é o único mercado de trabalho do produtor editorial, sem que haja desvio de função.
Materia: Produção editorial
Relatório anual
Comunicação institucional
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 22-nov-2006
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SCHERER, Jaqueline Castro. Relatório anual: um produto editorial. 2006. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Produção editorial

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Monografia Jaqueline Scherer.pdf1.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.