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dc.contributor.advisorCastro, Paulo César-
dc.contributor.authorScherer, Jaqueline Castro-
dc.date.accessioned2016-06-09T17:40:39Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:37Z-
dc.date.issued2006-11-22-
dc.identifier.citationSCHERER, Jaqueline Castro. Relatório anual: um produto editorial. 2006. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/454-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProdução editorialpt_BR
dc.subjectRelatório anualpt_BR
dc.subjectComunicação institucionalpt_BR
dc.titleRelatório anual um produto editorialpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4482415757591851pt_BR
dc.contributor.referee1Sardinha, Maura Ribeiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7879003858222571pt_BR
dc.contributor.referee2Tavares, Ana Paula-
dc.description.resumoDada a crescente importância do relatório anual na estratégia de comunicação institucional das empresas, o trabalho avalia como, no Brasil, a produção destas publicações tem sido realizada sob um esmero cada vez maior, aliando a qualidade dos textos e fotografias à apresentação visual. Também discute como, conseqüentemente, abre-se um importante campo de atuação profissional para os produtores editoriais. Com relação ao relatório anual, são estudados seu público alvo e a evolução de seu conteúdo no Brasil. As melhores práticas são identificadas através da análise dos relatórios publicados em 2006 por algumas das dez maiores empresas do Brasil, segundo o Guia exame melhores e maiores, entre elas Companhia Vale do Rio Doce, Ipiranga e Petrobras. Os parâmetros utilizados para essa análise se basearam em livros americanos, cuja tradição neste tipo de publicação é maior que a do Brasil, e nos critérios de uma das principais premiações da categoria, a da Associação Brasileira de Companhias Abertas – ABRASCA. Por fim, por meio da comparação entre o relatório anual e o livro, o estudo demonstra que se trata de um produto editorial, derrubando o mito de que a editora é o único mercado de trabalho do produtor editorial, sem que haja desvio de função.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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