Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/465
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Os Mecanismos de transmissão da política monetária: peculiaridades brasileira e eficácia na política monetária no Período de 2000 – 2013
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Flavia Carvalho de Moraes e
Orientador: Modenesi, André de Melo
Coorientador: Martins, Norberto Montani
Resumo: Este trabalho trata dos mecanismos de transmissão da política monetária e a eficácia desta para a economia brasileira no período de 2000 a 2013, principalmente sobre a ótica pós-keynesiana. Verificou-se que os canais tradicionais de transmissão da política monetária, baseados na teoria Novo Consenso, não funcionam em sua plenitude no Brasil, devido a diversas peculiaridades da economia brasileira. Ademais, seguindo a teoria pós-keynesiana, observou-se a presença de mais dois mecanismos de transmissão ligados à estrutura produtiva da economia, que ao não serem levados em conta, prejudicam a condução da política monetária. Além disso, o fato do Regime de Metas de Inflação, adotado no Brasil como mecanismo de controle inflacionário, não combater de forma eficaz as inflações advindas da frente de custos dos fatores, principal fonte de choques inflacionários da economia brasileira, faz com que o próprio regime seja ineficaz no combate inflacionário.
Palavras-chave: Política monetária
Economia brasileira
Novo Consenso
Metas de Inflação
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Set-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_silva_flavia_2014.1.pdf891.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.