Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/467
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Bibliotecário como educador: sua auto-imagem versus a visão do estudante
Autor(es)/Inventor(es): Meinel, Leonardo Kalil Demian
Orientador: Souza Filho, Maria das Graças Freitas
Resumo: Com o desenvolvimento da indústria e as constantes inovações tecnológicas, a informação ganha uma importância nunca antes vista na história. Um número cada vez maior de informação está sendo produzido todos os dias nos meios eletrônicos. Abordaremos sobre como lidar com esses caos informacional, como saber o que é importante e o que devemos relevar. O bibliotecário sempre atuou como mediador da informação, por isso, nesse contexto, ele deve estar preparado para atuar frente a esses novos e tão dinâmicos suportes de informação e comunicação. É a partir dessa demanda que nasce uma tendência de aprendizado contínuo, onde os indivíduos têm de se tornar auto-suficientes na busca e avaliação da informação. Surge então uma necessidade por bibliotecários que sejam também educadores, que sejam o elo de ligação entre esse complexo universo informacional e a sociedade. Esse estudo pretende, através de uma pesquisa de campo com estudantes e bibliotecários da UFRJ, investigar se esses profissionais da informação assumiram esse papel de educador, ministrando treinamentos, orientando os usuários de suas bibliotecas e como os universitários percebem esse serviço. Para, desta forma, comparar a imagem apontada por cada grupo. Além de identificar em que estágio se encontra a competência informacional de ambos.
Palavras-chave: Bibliotecário
Usuários de bibliotecas
Competência informacional
Aprender a aprender
Treinamento de usuários
Bibliotecas universitárias
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 10-Dez-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/467
Aparece nas coleções:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Leonardo Kalil.pdf168,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.