Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/478
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Neilton-
dc.contributor.authorPimentel, Rita de Cássia Gonçalves da Silva-
dc.date.accessioned2016-06-14T19:18:33Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:39Z-
dc.date.issued2008-07-10-
dc.identifier.citationPIMENTEL, Rita de Cássia Gonçalves da Silva. A produção editorial de guias de viagem: uma análise das publicações sobre o Brasil. 2008. 110 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/478-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProdução editorialpt_BR
dc.subjectGuia turísticopt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectViagempt_BR
dc.titleA produção editorial dos guias de viagem: uma análise das publicações sobre o Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Regina Célia Montenegro de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5594794149144945pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Suzy dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3210035960599086pt_BR
dc.description.resumoTurismo é uma das mais pujantes indústrias mundiais, influenciando decisivamente na economia de diversos países. Com o desenvolvimento dos meios de comunicação e de transporte, da cultura do ócio e a popularização mundial das viagens de lazer, a publicação de guias de viagem têm tido considerável crescimento, entretanto, nesta Escola de Comunicação, pouco se estuda acerca destas publicações. Inicialmente, é traçado um panorama da atividade turística mundial e do mercado editorial dos guias de viagens estrangeiros e nacionais, bem como são identificadas e selecionadas algumas publicações. Então é analisada a natureza editorial destes guias como veículos de informação. Para delimitar o campo de estudo, são examinados apenas os guias de viagem sobre o Brasil. Levando-se em consideração o grande potencial turístico do País, investigam-se publicações para determinar se os guias valorizam suas belezas, suas características únicas e se fornecem informações verdadeiramente interessantes, reais e úteis aos turistas. Neste trabalho de conclusão de curso, o objeto de estudo é o guia de viagens como veículo de informação. O objetivo principal é estudar este tipo de publicação como gênero editorial. A justificativa é ser este um dos gêneros editoriais que mais cresce e que, no entanto, recebe pouco estudo, merecendo ser analisado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Produção editorial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rita de Cassia.pdf2.67 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.