Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/487
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Mulheres e leitura no rio de janeiro do século xix: um estudo de caso de a estação (1888)
Autor(es)/Inventor(es): Luz, Luana Pereira
Orientador: Feijó, Mário
Resumo: Esta pesquisa tem como foco os jornais produzidos para mulheres no Rio de Janeiro do século XIX, baseada no estudo de caso de um dos periódicos femininos mais famosos da época: A Estação. O objetivo é mostrar como ocorreu a ascensão da mulher brasileira como leitora: a conjunção de fatores econômicos, sociais, culturais e políticos relacionados com o trabalho de editores empreendedores que se arriscaram nessa nova vertente de publicações. Além de tentar desvendar as estratégias editoriais, os mecanismos de formação do hábito de leitura e o perfil de leitora (e mulher) que era “vendido” por esses veículos. Esta investigação também se propõe a colaborar com os estudos sobre jornais femininos, cuja uma das, se não a maior, pesquisadora é Dulcília Buitoni. Outras fontes de pesquisa foram o trabalho sobre história do livro no Brasil realizado por Hallewell; os livros sobre Educação de Lajolo e Zilberman; as pesquisas sobre gênero e feminismo de Goldenberg; e os relatórios de pesquisa de Monteiro e Moreira sobre os jornais A Estação e Jornal das Famílias. Por meio deste trabalho foi possível descobrir que a introdução da mulher entre os leitores teve a contribuição da ascensão da burguesia; da produção em massa de produtos culturais; da vinda da Corte para o Rio de Janeiro; do avanço das comunicações e do desenvolvimento das técnicas de impressão; e da necessidade de se controlar a mulher por meio do que esta lia. Em suma, por trás da feitura de singelos jornais para mulheres havia uma rede de interesses comerciais, políticos e sociais que contrastam com a forma como os veículos de comunicação para mulheres são encarados até hoje: como produtos bobos e descompromissados.
Palavras-chave: Produção editorial
Jornal local
Jornal feminino
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 16-Dez-2009
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: LUZ, Luana Pereira. Mulheres e leitura no Rio de Janeiro do século XIX: um estudo de caso de A Estação. 2009. 122 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
Aparece nas coleções:Comunicação - Produção editorial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LPLuz.pdf4.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.