Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/490
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O livro como objeto de coleção dos monges-copistas ao e-book
Autor(es)/Inventor(es): Fonseca, Thiago Brigada
Orientador: Monteiro, Mário Feijó Borges
Coorientador: Turano, Céumar Gentil
Resumo: Este trabalho visa o estudo do livro enquanto objeto de coleção. Procura-se fazer uma pesquisa do que é coleção e quais livros podem ser vistos como produtos para colecionadores. Deste modo é feito um estudo histórico a partir da Idade Média e até os dias atuais para verificar quais livros são considerados obras de arte. Com efeito, o trabalho também passa por uma revisão bibliográfica sobre a arte e, por conseguinte, pela indústria cultural. Tal pesquisa fez-se necessária para elucidarmos melhor o significado do livro enquanto objeto de coleção, visto que os bibliófilos, principalmente, o veem como obras de arte. Depois, discorremos sobre a possível relação do e-book, o livro eletrônico, com os colecionadores. Por fim, o trabalho procura mostrar que o livro tem sido o melhor suporte para se registrar a memória social do ser humano. Assim, problematizamos como a sociedade digital que vivemos tratará a sua memória social.
Palavras-chave: Produção editorial
Livro
Coleção de Livro
Indústria editorial
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 12-Dez-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FONSECA, Thiago Brigada. O livro como objeto de coleção. Dos monges-copistas ao e-book. 2010. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
URI: http://hdl.handle.net/11422/490
Aparece nas coleções:Comunicação - Produção editorial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thiago Brigada.pdf731,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.