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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O mercado de debêntures brasileiro e as novas “debêntures incentivadas”
Autor(es)/Inventor(es): Matos, Rodrigo Fontenelle Pereira
Orientador: Torres Filho, Ernani Teixeira
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a evolução do mercado de debêntures no Brasil, principalmente a partir de 2004, expondo as formas de financiamento que as empresas costumam utilizar e o papel das debêntures nesse financiamento, trazendo ainda as principais características que envolvem a emissão de uma debênture. Em seguida, é apresentada a composição do crédito corporativo no Brasil e a mudança de cenário após a crise de 2008 com o aumento da participação do BNDES e das debêntures no financiamento das empresas. O trabalho procura mostrar as condicionantes que ocorreram em prol dessa nova composição e traz as medidas implementadas pelo governo para incentivar o desenvolvimento do mercado de debêntures, principalmente no que tange a lei Federal 12.431/11 de incentivo a emissão das chamadas “Debêntures Incentivadas”. Por último é analisado o impacto dessas medidas em algumas das emissões realizadas no âmbito da lei 12.431/11, trazendo opiniões do mercado, de especialistas e até o ponto de vista das empresas sobre a eficácia das medidas implementadas.
Palavras-chave: Mercado de crédito corporativo
Debêntures
Debêntures Incentivadas
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Brasil)
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Departamento: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 4-Dez-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/503
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

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