Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/541
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Uma arte de fronteira: o fenômeno editorial "tarô" como linguagem estética
Autor(es)/Inventor(es): Arroniz, Leonardo
Tutor: Bastos, Maria Teresa Ferreira
Resumen: Os baralhos de tarô vêm apresentando, sobretudo nas últimas três décadas, um exponencial aumento de edições comercializadas mundialmente e publicadas em uma pluralidade de estilos, temáticas e simbologias. Diante desse cenário heterogêneo, o presente trabalho objetiva compreender essa diversidade artística e mercadológica contemporânea, que legitima e estimula a criação de versões aparentemente díspares sob uma mesma identidade editorial: tarô. Primeiramente, busca-se na evolução histórica desse conjunto de cartas as suas mutações iconográficas e subjetivas, e, em seguida, com base no seu atual posicionamento arquetípico e na sua estrutura formal, os fundamentos para a adaptabilidade de seu imaginário. Finalmente, procura-se situar esse produto no seu principal segmento de consumo: o mercado esotérico, intimamente relacionado à mentalidade espiritual eclética da Nova Era. Assim, por meio dessa análise, propõe-se a percepção do tarô enquanto uma linguagem estética híbrida, inserida na fronteira entre o místico, o expressivo e o comunicacional.
Materia: Tarô
Literatura esotérica
Linguagem estética
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 5-dic-2014
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : ARRONIZ, Leonardo. Uma arte de fronteira: o fenômeno editorial “tarô” como linguagem estética. 2014. 107 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014
Aparece en las colecciones: Comunicação - Produção editorial

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LArroniz.pdf22.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.