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dc.contributor.advisorBastos, Maria Teresa Ferreira-
dc.contributor.authorArroniz, Leonardo-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:16:58Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:38Z-
dc.date.issued2014-12-05-
dc.identifier.citationARRONIZ, Leonardo. Uma arte de fronteira: o fenômeno editorial “tarô” como linguagem estética. 2014. 107 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/541-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTarôpt_BR
dc.subjectLiteratura esotéricapt_BR
dc.subjectLinguagem estéticapt_BR
dc.titleUma arte de fronteira: o fenômeno editorial "tarô" como linguagem estéticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8226265096151988pt_BR
dc.contributor.referee1Strozenberg, Ilana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0352176322106482pt_BR
dc.contributor.referee2Resende, Andréia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7027082295975399pt_BR
dc.description.resumoOs baralhos de tarô vêm apresentando, sobretudo nas últimas três décadas, um exponencial aumento de edições comercializadas mundialmente e publicadas em uma pluralidade de estilos, temáticas e simbologias. Diante desse cenário heterogêneo, o presente trabalho objetiva compreender essa diversidade artística e mercadológica contemporânea, que legitima e estimula a criação de versões aparentemente díspares sob uma mesma identidade editorial: tarô. Primeiramente, busca-se na evolução histórica desse conjunto de cartas as suas mutações iconográficas e subjetivas, e, em seguida, com base no seu atual posicionamento arquetípico e na sua estrutura formal, os fundamentos para a adaptabilidade de seu imaginário. Finalmente, procura-se situar esse produto no seu principal segmento de consumo: o mercado esotérico, intimamente relacionado à mentalidade espiritual eclética da Nova Era. Assim, por meio dessa análise, propõe-se a percepção do tarô enquanto uma linguagem estética híbrida, inserida na fronteira entre o místico, o expressivo e o comunicacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Produção editorial

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