Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/547
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Propagandas de cerveja: o discurso que não desce redondo
Autor(es)/Inventor(es): Dorneles, Victor Augusto da Silva
Orientador: Pinto, Milton José
Resumo: Este trabalho analisa as propagandas de cerveja veiculadas em mídia impressa no período dos últimos 8 anos, em revistas de grande circulação, com grande parcela de leitores do sexo masculino, como Veja e Época, através da visão da Análise de Discursos. Compara as principais características desse tipo de anúncio e as diferenças de posicionamento entre as marcas concorrentes pesquisadas. Identifica os elementos da comunicação recorrentemente utilizados pelos anunciantes e busca revelar as intenções comerciais neles presentes. Estuda a linguagem utilizada nas veiculações, procurando encontrar os objetivos motivadores das escolhas de vocabulário, bem como o tipo de aproximação com o público. Analisa que características do público-alvo se pretende atingir e identifica quem é esse público-alvo, bem como os valores predominantes para ele. Define que posição, dentro do discurso, o emissor cria para si e em que posição tenta colocar seu receptor, e os meios textuais e gráficos/não-verbais que utiliza nessa tentativa de persuasão/sedução. Utiliza as técnicas da Análise de Discurso francesa para ler o subtexto das referidas publicações, identificando posições ideológicas de emissor e receptor através das escolhas semânticas feitas na produção dos textos.
Palavras-chave: Mídia
Cerveja
Propaganda
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 22-Nov-2006
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: DORNELES, Victor Augusto da Silva. Propagandas de cerveja: o discurso que não desce redondo. 2006. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VDorneles.pdf1.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.