Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/553
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Controle do feminino na mídia: uma proposta sobre síndrome de Estocolmo
Autor(es)/Inventor(es): Yonamine, Bianca
Tutor: Sovik, Liv Rebecca
Resumen: O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as formas de controle do feminino que transparecem nas mídias e que permeiam a sociedade contemporânea. A motivação é compreender quais as razões que levam os oprimidos a adotarem e corroborar o discurso hegemônico. A partir de uma proposta de que as mulheres podem sofrer de uma síndrome de Estocolmo generalizada na sociedade patriarcal, os fundamentos teóricos de controle e poder incorporados na sociedade são analisados. Então refletimos sobre como funciona essa síndrome, esmiuçando seu histórico e sua utilização pela mídia, e quais são os mecanismos de sobrevivência que atuam em uma pessoa dentro de um contexto de opressão, seja ela física, como em sequestros, seja na forma análoga, como uma sociedade de controle. A observação de casos midiáticos contemporâneos ajudará a elucidar de que forma o controle do feminino pode ser fundamental para a lógica de consumo.
Materia: Mídia
Feminismo
Consumo
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 10-mar-2016
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : YONAMINE, Bianca. Controle do feminino na mídia: uma proposta sobre síndrome de Estocolmo. 2016. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Radialismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Controle do Feminino - Bianca Yonamine Aprovado.pdf1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.