Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/5889
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A forma rigorosa de um artista: o entendimento da crítica carioca sobre a obra informal da gravadora Fayga Ostrower
Author(s)/Inventor(s): Pereira, Thaís Juliana Silva
Advisor: Tavora, Maria Luisa Luz
Abstract: Aborda o entendimento da crítica carioca a respeito da obra informal da artista Fayga Ostrower, nos anos 1950 e 60, tendo como fonte as colunas de arte plásticas presentes em alguns periódicos da cidade. A pesquisa se inicia com um panorama da arte informal no exterior, destacando as experiências feitas nos Estados Unidos, no período pós-guerra. Dessa forma, é possível compreender como essa poética desenvolveu-se no território americano e como a mesma foi abordada em nosso país. No capítulo seguinte, a vida de Fayga Ostrower recebe breve tratamento, de forma que seja possível entender o modo como a sua arte se desdobrou, começando na figuração e chegando à abstração. O terceiro capítulo abarca a proposta do trabalho, utilizando características que os próprios críticos empregam ao tratar da obra de Fayga Ostrower. Rigor, forma, intuição, leveza, cor e transparência são os tópicos selecionados para uma imersão nas gravuras da artista. Todos os tópicos são trabalhados de acordo com o pensamento de cada crítico, levando em consideração seu posicionamento frente às experiências informais.
Keywords: Gravura
Abstracionismo
Ostrower, Fayga
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Production unit: Escola de Belas Artes
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2014
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: PEREIRA, Thaís Juliana Silva. A forma rigorosa de um artista: o entendimento da crítica carioca sobre a obra informal da gravadora Fayga Ostrower. 2014. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Appears in Collections:História da Arte

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TPereira.pdf1.33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.