Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/608
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Licenciamento de produtos: o poder da marca na construção de valor agregado e diferencial competitivo e sua influência sobre o consumidor infantil
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Bruna Tostes Malta de
Orientador: Cardoso, Monica Machado
Resumo: Análise e discussão da importância do licenciamento de produtos e da sua relação com a marca enquanto principal diferencial competitivo de produtos e serviços. O licenciamento é potencial criador de relações afetivas entre consumidores e produtos e promove maior visibilidade à marca, aproximando-a do seu público-alvo. Esta prática obtém resultados positivos particularmente junto ao público infantil, imerso em um universo de personagens, com os quais estabelece vínculos emocionais e de forte identificação. Apesar dos muitos benefícios que essa ferramenta oferece às partes envolvidas no processo, alguns cuidados devem ser tomados para que o programa de licenciamento sirva aos interesses da marca de forma eficaz e não prejudicial à sua imagem. Pretende-se, assim, mostrar não apenas os benefícios da prática do licenciamento, mas também os riscos de uma decisão pouco cuidadosa ou apenas interessada nas vantagens econômicas. Como forma de realizar uma conexão entre a análise teórica e o licenciamento na prática, é feito um estudo de caso que tem como foco o programa de licenciamento do Sítio do Picapau Amarelo, gerenciado pela Globo Marcas, que é o agente licenciador dos produtos que carregam a imagem dos programas e personagens da TV Globo.
Palavras-chave: Publicidade
Marca de produtos
Sítio do Picapau Amarelo
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 19-Nov-2005
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: OLIVEIRA, Bruna Tostes Malta de. Licenciamento de produtos; o poder da marca na construção de valor agregado e diferencial competitivo e sua influência sobre o consumidor infantil. 2005. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
URI: http://hdl.handle.net/11422/608
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