Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/619
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Os Homens da Madison Avenue: uma análise da representação social dos publicitários através do seriado Mad Men
Autor(es)/Inventor(es): Salomão, Amanda Schuab
Orientador: Travancas, Isabel Siqueira
Resumo: Analisa a representação dos publicitários na mídia. Profissionais frequentemente retratados de maneira idealizada e estereotipada por produções difundidas mundialmente. Para isso são usadas como objeto de estudo as duas primeiras temporadas do seriado norte-americano, Mad Men, que estreou em julho de 2007, nos Estados Unidos. Como base dessa análise, são estudados dois conceitos de representação social: o primeiro, é o de Serge Moscovici, que discute uma definição mais ampla das representações sociais e o segundo é o de Erving Goffman, tratando a questão de forma mais prática, mostrando o comportamento dos atores sociais na vida cotidiana. Também são estudadas as formas como os publicitários são representados em trabalhos acadêmicos e por seus próprios colegas de profissão. A partir daí é feita uma análise minuciosa do seriado em diálogo com a bibliografia teórica a fim de discutir as maneiras pelas quais a mídia ajuda a confirmar a imagem desse profissional junto a diferentes parcelas da sociedade.
Palavras-chave: Publicidade
Formação profissional
Publicitário
Representações sociais
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 15-Jul-2009
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SALOMÃO, Amanda Schuab. Os homens da Madison Avenue: uma análise da representação social dos publicitários através do seriado Mad Men. 2009. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Aparece nas coleções:Comunicação - Radialismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AmandaSalomao_OsHomensdaMadisonAvenue.pdf330.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.