Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/638
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A forma do livro digital: análise gráfica de ebooks no formato ePub
Autor(es)/Inventor(es): Ferraz, Aline Martins Faria
Tutor: Villas-Boas, André
Resumen: Discuti a ideia difundida atualmente pelas editoras de que o eBook precisa ser, em termos gráfico-visuais, exatamente igual ao livro impresso. Para tanto, o trabalho traz uma apresentação sobre a história do livro, do impresso ao digital, com enfoque em suas características gráficas, além de um estudo sobre as principais práticas adotadas pelo mercado editorial brasileiro para a produção de livros eletrônicos e, por fim, uma análise gráfica de alguns eBooks no formato ePub – padrão atualmente adotado pelas principais casas editoriais brasileiras – visualizados nos e-readers Nook e Sony Reader. Serão discutidas questões relativas à tipografia, espaçamento, formato, mancha gráfica, malha gráfica, capas, cores e outros. Por este ser um assunto bastante incipiente, as práticas de mercado ainda não estão totalmente enraizadas, permitindo uma discussão mais ampla acerca da qualidade gráfica dos atuais livros digitais, bem como questionamentos sobre as atuais práticas adotadas.
Materia: Produção editorial
Livro eletrônico
E-book
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 9-dic-2011
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : FERRAZ, Aline Martins Faria. A forma do livro digital: análise gráfica de ebooks no formato ePub. 2011. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Produção editorial

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Monografia - Aline Martins PE.pdf2.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.