Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/638
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A forma do livro digital: análise gráfica de ebooks no formato ePub
Autor(es)/Inventor(es): Ferraz, Aline Martins Faria
Orientador: Villas-Boas, André
Resumo: Discuti a ideia difundida atualmente pelas editoras de que o eBook precisa ser, em termos gráfico-visuais, exatamente igual ao livro impresso. Para tanto, o trabalho traz uma apresentação sobre a história do livro, do impresso ao digital, com enfoque em suas características gráficas, além de um estudo sobre as principais práticas adotadas pelo mercado editorial brasileiro para a produção de livros eletrônicos e, por fim, uma análise gráfica de alguns eBooks no formato ePub – padrão atualmente adotado pelas principais casas editoriais brasileiras – visualizados nos e-readers Nook e Sony Reader. Serão discutidas questões relativas à tipografia, espaçamento, formato, mancha gráfica, malha gráfica, capas, cores e outros. Por este ser um assunto bastante incipiente, as práticas de mercado ainda não estão totalmente enraizadas, permitindo uma discussão mais ampla acerca da qualidade gráfica dos atuais livros digitais, bem como questionamentos sobre as atuais práticas adotadas.
Palavras-chave: Produção editorial
Livro eletrônico
E-book
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 9-Dez-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FERRAZ, Aline Martins Faria. A forma do livro digital: análise gráfica de ebooks no formato ePub. 2011. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Aparece nas coleções:Comunicação - Produção editorial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia - Aline Martins PE.pdf2.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.