Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6485
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Contextualização do ensino de química: uma proposta para o fim da quimiofobia
Author(s)/Inventor(s): Peixoto, Bruno dos Santos
Advisor: Casellato, Annelise
Abstract: Este trabalho toma a educação como objeto de reflexão científica e elege a contextualização do ensino de química como tema de pesquisa. Trata-se da análise dos possíveis meios educacionais e das respostas da escola quando convocada a intervir no processo de construção do conhecimento científico, a partir de uma abordagem voltada para a integração do eixo “sociedade, ciência e tecnologia”. Aqui são analisados os significados sociais da quimiofobia – a tendência da população em associar a química a venenos, desastres ambientais e cientistas loucos e mal intencionados – e como a escola pode, desde o início, mostrar aos estudantes que a química é fundamental para resolver alguns dos principais desafios da humanidade, como o desenvolvimento sustentável, a segurança alimentar e a crise energética. Assim, espera-se chamar a atenção para a criação de métodos de ensino menos conteudistas e mais interdisciplinares/contextualizados, em que o objetivo principal seja conscientizar os estudantes sobre a importância de se aprender ciência, e como isso influencia e é influenciado pela própria sociedade e seus anseios por novas tecnologias e melhores condições de vida.
Keywords: Ensino de química
Químiofobia
Formação de professores
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Production unit: Instituto de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 13-Dec-2012
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bruno dos Santos Peixoto.pdf163.49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.