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dc.contributor.authorGarcia, Gabriel Cid-
dc.date.accessioned2016-07-18T15:42:21Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:08Z-
dc.date.issued2012-07-
dc.identifier.citationGARCIA, Gabriel Cid. Dizer o indizível: histeria e heteronímia. Poiésis, Niterói, v. 19, p. 119-135., 2012.pt_BR
dc.identifier.issn2177-8566pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/649-
dc.description.abstractIn one of his last letters, Fernando Pessoa presented a diagnosis of himself in order to explain the genesis of heteronimy, the procedure that marked his production among the poetsof his generation. Pointing hysteria as a symptom that triggered the production of his other 'selves', the poet refers the origin of heteronyms to an organic impulse for depersonalization, that would allow him to achieve a field of indiscernibility between his own personality and his simulations. From his self-classification as hysterical, in view of the intensity of its production, we investigate the relevance that elements referred to hysteria evokes to literature and art in general, approximating his perspective to the analyses made by Gilles Deleuze on Francis Bacon. Thus, heteronimy could be understood as the product of a tension imposed on the unity of the subject, which goes to falter in the face of pre-individual forces that populate it.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Fluminense, Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artespt_BR
dc.relation.ispartofPoiésispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectLiteratura portuguesapt_BR
dc.subjectFilosofia da artept_BR
dc.subjectFilosofia contemporâneapt_BR
dc.subjectGilles Deleuzept_BR
dc.subjectFernando Pessoapt_BR
dc.subjectAestheticspt_BR
dc.subjectPhilosophy of artpt_BR
dc.subjectPortuguese literaturept_BR
dc.subjectContemporary philosophypt_BR
dc.titleDizer o indizível: histeria e heteronímiapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEm uma de suas últimas correspondências, Fernando Pessoa apresentou um diagnóstico de si com o intuito de explicar a gênese da heteronímia, procedimento que o tornara notável entre os poetas de sua geração. Apontando a histeria como sintoma disparador da produção de seus outros “eus”, o poeta remete a origem dos heterônimos a um impulso orgânico para a despersonalização, que o permitiria alcançar um campo de indiscernibilidade entre sua própria personalidade e as de suas simulações. A partir de sua autoclassificação como histérico, tendo em vista a intensidade de sua produção, investigamos a potência de elementos referidos à histeria para pensar a literatura e a arte em geral, aproximando sua perspectiva às análises feitas por Gilles Deleuze de Francis Bacon. Desta forma, a heteronímia poderia ser entendida como o produto da tensão imposta à unidade do sujeito, que passa a vacilar diante das forças pré--individuais que o povoam.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsPPGCApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.citation.issue19pt_BR
dc.citation.spage119pt_BR
dc.citation.epage135pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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