Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/658
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A representação do masculino na contemporaneidade: um estudo sobre a publicidade de cosméticos para homens
Autor(es)/Inventor(es): Miranda, Carolina Bernardo de
Tutor: Cardoso, Monica Machado
Resumen: Esta monografia objetiva compreender as representações de novos sentidos de masculinidade no discurso publicitário, assim como relacioná-los a contextos socioculturais distintos. Do ponto de vista metodológico, faz um estudo comparativo dos filmes Dishevelling Dry Putty, de 2013, da linha de produtos Studio Line, da marca L’Oréal Paris – Reino Unido e Novo Clear Men Limpeza Profunda, da marca Clear, de 2013, – adaptação brasileira. Os dados sugerem que as expressões publicitárias retratam novos olhares para a representação masculina, permitindo a inscrição deste homem contemporâneo em ambientes que outrora eram exclusivos ao universo feminino como, por exemplo, o do uso de cosméticos e da preocupação com estética. Estes novos olhares retratam um homem mais vaidoso e preocupado com a sua aparência visual, embora ainda de forma muito tímida no Brasil. Em contrapartida, no Reino Unido, notamos um discurso mais aprofundado nesta questão da masculinidade: por apresentar uma cultura em que questões como beleza e moda participam há mais tempo do universo masculino, a publicidade britânica consegue desenvolver um discurso mais elaborado em relação a estas novas representações do homem metrossexual.
Materia: Discurso publicitário
Vaidade
Metrossexualidade
Publicidade britânica
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 13-dic-2013
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : MIRANDA, Carolina Bernardo de. A representação do masculino na contemporaneidade: Um estudo sobre a publicidade de cosméticos para homens. 2013. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Publicidade

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CMiranda.pdf1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.