Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/663
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRett, Lucimara-
dc.contributor.authorMarins, Jessica Ribeiro-
dc.date.accessioned2016-07-20T19:53:18Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:10Z-
dc.date.issued2013-12-13-
dc.identifier.citationMARINS, Jessica Ribeiro. Uma nova esperança para as marcas: a utilização do fã como veículo de propaganda. 2013. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/663-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectpt_BR
dc.subjectConvergênciapt_BR
dc.subjectPropagandapt_BR
dc.subjectStar warspt_BR
dc.titleUma nova esperança para as marcas: a utilização do fã como veículo de propagandapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1020341783834309pt_BR
dc.contributor.referee1Burrowes, Patricia Cecilia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5814638513632403pt_BR
dc.contributor.referee2Gomes, Ana Paula Cortat Zambrotti-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2946766212971473pt_BR
dc.description.resumoNa era da cultura da convergência, os conteúdos dispostos em múltiplas plataformas midiáticas alteram o comportamento do consumidor, que busca por novas experiências. Esse público encontra nas comunidades virtuais um espaço para socializar e participar com as informações disponibilizadas de seu produto de interesse. Este trabalho aborda os fãs do mundo do entretenimento, a fim de propor um novo cenário de atuação para as marcas, no panorama da cultura da participação. Assim, o estudo é dividido em duas etapas: na primeira é realizada uma pesquisa netnográfica sobre o comportamento do fã no grupo Star Wars do Facebook, de modo a mapear seus interesses e costumes. Com a determinação da conduta do fã, a investigação é aprofundada com o fã-clube Conselho Jedi Rio de Janeiro que, por meio de pesquisa qualitativa com roteiro, define a questão central do trabalho: a utilização do fã como veículo de propaganda, na atual relação do fã com a indústria midiática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JMarins.pdf1.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.