Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/666
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Mobilidade com qualidade: um estudo sobre a comunicação do sistema público de ônibus e a percepção do passageiro
Autor(es)/Inventor(es): Marinho, Marina Góes
Orientador: Almeida, Alda Rosana Duarte de
Resumo: Aborda a qualidade na prestação do transporte público está em voga desde Junho de 2013, quando começaram uma série de manifestações no Rio de Janeiro após o anúncio do aumento da tarifa. O preço, no entanto, foi somente o ponto de estresse entre o governo e a população. Durante os diversos protestos era possível ver que os consumidores estavam contestando a qualidade do serviço mais que o preço cobrado. A famosa frase: "Não é pelos 20 centavos" deixa clara a insatisfação dos cariocas com o transporte. Além da atualidade em razão dos protestos, o ônibus urbano é o principal meio de transporte de quem mora no Rio de Janeiro, transportanto diariamente 8 milhões de pessoas no estado. Não é raro notícias relatando diversas falhas no serviço, que causam, inclusive, acidentes. Por essas razões, surgiu a proposta de realizar um estudo que analisasse a parte de comunicação do serviço na cidade do Rio de Janeiro, tentando identificar problemas relativos à expectativa e entrega, e também mostrar como o passageiro percebe a qualidade do serviço. Após a revisão teórica de alguns dos principais autores relevantes para o marketing de serviços, foi realizada uma pesquisa descritiva e exploratória. A descrição para relatar toda a comunicação realizada pela Fetranspor e vefiricar se ela estava de acordo com a teoria já levantada. Em seguida a exploratória abordando como a amostra de passageiros entrevistados percebia o serviço de ônibus. Comparando os resultados obtidos, pode-se verificar as falhas do modelo de comunicação adotada pela Fetranspor. Percebeu-se, também que a avaliação dos usuários é muito ruim para o serviço. Segundo eles, a prestação do serviço varia muito tanto na comunicação quanto na qualidade.
Palavras-chave: Serviço público
Comunicão
Satisfação
Eficiência
Ônibus
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 10-Dez-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MARINHO, Marina Góes. Mobilidade com qualidade: um estudo sobre a comunicação do sistema público de ônibus e a percepção do passageiro. 2013. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
URI: http://hdl.handle.net/11422/666
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MMarinho.pdf3,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.