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dc.contributor.advisorAlmeida, Alda Rosana Duarte de-
dc.contributor.authorMarinho, Marina Góes-
dc.date.accessioned2016-07-21T19:28:35Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:10Z-
dc.date.issued2013-12-10-
dc.identifier.citationMARINHO, Marina Góes. Mobilidade com qualidade: um estudo sobre a comunicação do sistema público de ônibus e a percepção do passageiro. 2013. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/666-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectServiço públicopt_BR
dc.subjectComunicãopt_BR
dc.subjectSatisfaçãopt_BR
dc.subjectEficiênciapt_BR
dc.subjectÔnibuspt_BR
dc.titleMobilidade com qualidade: um estudo sobre a comunicação do sistema público de ônibus e a percepção do passageiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2652910030797348pt_BR
dc.contributor.referee1Rett, Lucimara-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1020341783834309pt_BR
dc.contributor.referee2Santini, Rose Marie-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8757803805826489pt_BR
dc.description.resumoAborda a qualidade na prestação do transporte público está em voga desde Junho de 2013, quando começaram uma série de manifestações no Rio de Janeiro após o anúncio do aumento da tarifa. O preço, no entanto, foi somente o ponto de estresse entre o governo e a população. Durante os diversos protestos era possível ver que os consumidores estavam contestando a qualidade do serviço mais que o preço cobrado. A famosa frase: "Não é pelos 20 centavos" deixa clara a insatisfação dos cariocas com o transporte. Além da atualidade em razão dos protestos, o ônibus urbano é o principal meio de transporte de quem mora no Rio de Janeiro, transportanto diariamente 8 milhões de pessoas no estado. Não é raro notícias relatando diversas falhas no serviço, que causam, inclusive, acidentes. Por essas razões, surgiu a proposta de realizar um estudo que analisasse a parte de comunicação do serviço na cidade do Rio de Janeiro, tentando identificar problemas relativos à expectativa e entrega, e também mostrar como o passageiro percebe a qualidade do serviço. Após a revisão teórica de alguns dos principais autores relevantes para o marketing de serviços, foi realizada uma pesquisa descritiva e exploratória. A descrição para relatar toda a comunicação realizada pela Fetranspor e vefiricar se ela estava de acordo com a teoria já levantada. Em seguida a exploratória abordando como a amostra de passageiros entrevistados percebia o serviço de ônibus. Comparando os resultados obtidos, pode-se verificar as falhas do modelo de comunicação adotada pela Fetranspor. Percebeu-se, também que a avaliação dos usuários é muito ruim para o serviço. Segundo eles, a prestação do serviço varia muito tanto na comunicação quanto na qualidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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