Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/686
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O papel dos fundos de pensão no financiamento de uma economia : um estudo do caso brasileiro no período de 2002 a 2013
Autor(es)/Inventor(es): Costa, Pedro Henrique Andrade
Orientador: Homsy, Nelson Chalfun
Resumo: O investimento tem o papel de impulsionar o desenvolvimento econômico. O financiamento tem papel vital para incentivar o investimento produtivo, pois gera os recursos necessários (para se investir, não é necessário uma poupança prévia). O sistema financeiro cria os meios para se obter o financiamento via empréstimos, emissão de ações e de títulos privados. O mercado brasileiro tem uma característica histórica de se aplicar mais em renda fixa (notoriamente nos títulos da dívida pública) por conta das elevadas taxas de juros praticadas no país. Dentre os agentes que possuem relevância no mercado brasileiro e grande participação no mercado de renda fixa, se destacam os fundos de pensão. Os recursos desses agentes são, em parte, aplicados em setores que não geram estímulo ao investimento produtivo, porém pelos desafios recentes enfrentados por eles e por estímulos do aparato regulatório, tem aumentado a diversificação de suas carteiras em outros setores (como renda variável, que conforme explicado estimula também o financiamento). Esse estudo tem como objetivo analisar o papel dos fundos de pensão enquanto financiadores da economia brasileira no período de 2002 a 2013.
Palavras-chave: Economia brasileira
Fundos de pensão
Financiamento
Previdência complementar
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Abr-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pedro Costa _ monografia -.pdf937.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.