Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/687
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Instagram e construção de identidade: uma investigação sobre as formas contemporâneas de lidar com a subjetividade
Autor(es)/Inventor(es): Sierra, Natasha Moraes Ferreira
Orientador: Nolasco, Sócrates Alvares
Resumo: Investiga como o indivíduo dos dias de hoje lida com a subjetividade e constrói sua identidade. Inserido em um contexto social líquido, fluido, inconstante e sem verdades absolutas; e arrebatado por diversos estímulos sensoriais e tecnologias que facilitam a mistura entre real e ficção, o indivíduo - carecendo de um sentido consistente para si - é motivado a midiatizar a existência e a exteriorizar sua subjetividade. As personalidades, portanto, apresentam-se cada vez mais de forma alterdirigida. De modo que esse projeto tem como foco analisar as características desse imperativo da imagem, bem como as motivações para essa exibição de si e suas consequências nas relações do sujeito com o outro, consigo mesmo e com a própria experiência. Para ilustrar essa discussão, optou-se pelo estudo do aplicativo Instagram - objetivando pensar a relação que existe entre o comportamento dos usuários na plataforma virtual com a maneira como o sujeito pertencente às sociedades contemporâneas ocidentais lida com a questão da identidade.
Palavras-chave: Redes sociais
Identidade
Comunicação
Subjetividade
Indivíduo
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 4-Ago-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SIERRA, Natasha Moraes Ferreira. Instagram e construção de identidade: uma investigação sobre as formas contemporâneas de lidar com a subjetividade. 2014. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NSierra.pdf947.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.