Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/691
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: As tendências da cultura da convergência em sintonia com a influência dos prosumers
Autor(es)/Inventor(es): Nunes, Maryana Rodrigues Teles
Orientador: Cardoso, Monica Machado
Resumo: Estuda a evolução das práticas de consumo, bem como, a metamorfose da interação dos consumidores com as marcas, este trabalho busca identificar algumas tendências da cultura da convergência e associá-las ao avanço da internet como palco de discussões mundiais que alavancaram o surgimento dos “prosumers”. O espaço digital criou a oportunidade dos consumidores se tornarem cada vez mais participativos e críticos nas decisões de compras, transformando-se em coautores das marcas que amam, influenciando o posicionamento e as atitudes das empresas em relação aos produtos e serviços que oferecem a esse novo público mais engajado. Sendo assim, esse trabalho foi dividido em três capítulos principais: o primeiro analisa a evolução do comportamento do consumidor em relação à sua participação no processo de produção e consumo. O segundo capítulo apresenta os níveis de envolvimento do consumidor com as marcas, expondo as características e benefícios do grau mais alto dessa relação – o prosumer se tornar fã incondicional e a marca elevar-se ao patamar de Lovemark. Para concluir o trabalho, são apresentados no terceiro capítulo, sete exemplos de marcas que estão aproveitando as oportunidades das tendências da cultura da convergência para ampliarem a comunicação direta e horizontal com seus consumidores.
Palavras-chave: Prosumers
Consumo
Comportamento do consumidor
Convergência
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 20-Mai-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: NUNES, Maryana Rodrigues Teles. As tendências da cultura da convergência em sintonia com a influência dos prosumers. 2014. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
URI: http://hdl.handle.net/11422/691
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