Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/701
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O comportamento do consumidor no turismo: jovens estrangeiros e o Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Campos, Ana Isabel Rodrigues da Cunha e
Orientador: Strozenberg, Ilana
Resumo: Estudo do comportamento do consumidor no turismo, analisando a escolha da cidade do Rio de Janeiro como destino turístico de jovens estrangeiros. O estudo explica o conceito de turismo e expõe seus diversos tipos, dando ênfase ao turismo jovem e temas como albergue e mochilão. O projeto também trabalha o turista como consumidor e explicita a importância da compreensão do comportamento do consumidor para as estratégias de marketing dentro do turismo. Em seguida, é montada uma pesquisa com entrevistas em profundidade, tendo como objeto específico jovens estrangeiros que vêm para o Rio de Janeiro e se hospedam em albergues da região. Essa análise busca identificar os fatores motivadores e determinantes da escolha da cidade como destino turístico deste público. Além disso, pretende determinar a influências dessa escolha, como é feita a tomada de decisão, de que forma o albergue é escolhido e qual é o grau de satisfação do turista após a compra. Com a análise das respostas, o estudo procura definir o motivo da escolha deste segmento e os benefícios pretendidos por ele. Assim como identificar os pontos fracos e fortes do produto na visão do consumidor. Cabe ainda sugerir mudanças para que o produto esteja adequado às expectativas do turista e que este não só se satisfaça com a compra, mas também se torne fiel ao consumo do produto em questão.
Palavras-chave: Comportamento do consumidor
Turismo
Marketing
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 21-Nov-2007
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CAMPOS, Ana Isabel Rodrigues da Cunha e. O comportamento do consumidor no turismo: jovens estrangeiros e o Rio de Janeiro. 2007. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACampos.pdf957.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.