Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/727
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Heil Hitler: análise semiológica de pôsteres nazistas do período 1933-1945
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Luciana Lobão da
Orientador: Silva Júnior, Amaury Fernandes da
Resumo: Analisa os pôsteres nazistas utilizando a Semiologia, de forma a mostrar como símbolos e composições dão significado à propaganda e ajudam a reforçar a mensagem que pretendem transmitir. Faz-se uso do sistema de análise que Roland Barthes emprega para anúncios publicitários. Utilizam-se como objeto analítico cinco pôsteres veiculados no período compreendido entre 1933-1945 pelo Governo Nazista de Adolf Hitler, durante a época em que esteve no poder. Além do conteúdo prático de análise desses cartazes, apresenta-se a discussão teórica acerca do tema Semiologia, que passa por Ferdinand de Saussure e seu estudo sobre linguística e se fundamenta em obras e textos de Roland Barthes. A fim de contextualização, o estudo dispõe de abordagem histórica sobre a situação alemã da época. É necessário destacar que o trabalho não visa avaliar atitudes dos personagens envolvidos ou mesmo referendar conceitos, como o antissemitismo, por exemplo. Através da análise dos pôsteres, é possível visualizar a maneira como a mensagem é transmitida e, de certa forma, como pode ser decodificada pelo interlocutor.
Palavras-chave: Marketing
Nazismo
Mídia
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 23-Jun-2008
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Luciana Lobão da. Heil Hitler; análise semiológica de pôsteres nazistas do período 1933-1945. 2008. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LSilva.pdf1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.