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dc.contributor.advisorRett, Lucimara-
dc.contributor.authorSantos, Vanessa Vieira Mathias dos-
dc.date.accessioned2016-08-26T17:28:41Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:59Z-
dc.date.issued2013-12-13-
dc.identifier.citationSANTOS, Vanessa Vieira Mathias dos. Narrativas organizacionais: golden circle e storytelling na comunicação interna da Vale para engajar colaboradores. 2013. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/737-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectComportamento humanopt_BR
dc.subjectStorytellingpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleNarrativas organizacionais: golden circlee storytelling na comunicação interna da vale para engajar colaboradorespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1020341783834309pt_BR
dc.contributor.referee1Amaral, Marcio Tavares de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7322409196325122pt_BR
dc.contributor.referee2Junqueira, Maria Helena Rego-
dc.description.resumoEm 2006, na Vale, foi lançado o Programa de Formação Educacional a fim de zerar o gap educacional detectado na companhia. Porém, houve um fracasso proveniente da baixa adesão dos colaboradores. Como o problema não estava no modelo da ação, mas sim, na comunicação utilizada, é proposta neste trabalho, uma nova campanha interna para colaboradores operacionais e líderes da empresa visando atingir a parte emocional do cérebro. Como referencial teórico para embasar a proposta, foi realizada uma pesquisa sobre narrativas storytelling e sobre a teoria do Golden Cilcle, de Simon Sinek, que trata da recepção da informação e seus impactos no comportamento humano. Também foram realizadas entrevistas qualitativas com Bruno Scartozzoni e Washington Ferreira, além de pesquisa documental. Acredita-se que a disseminação de crenças e valores por meio de narrativas que utilizam o recurso do storytelling pode fortalecer as relações corporativas, inspirar os colaboradores da empresa e gerar resultados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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