Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/780
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A construção de marca e posicionamento no processo de fusões como ferramentas essenciais no desenvolvimento e integração de uma nova cultura organizacional: um estudo de caso da Raízen joint venture entre Shell e Cosan
Author(s)/Inventor(s): Sobral, Pedro Luiz Marcondes de Oliveira
Advisor: Ribeiro, Amanda Fontoura Zanotto
Abstract: Como tendência de mercado, fusões e aquisições de grandes empresas não são raras de acontecer. Estes processos contam com a comunicação para conseguir passar a todos os seus públicos (interno e externo) o propósito da transição. Portanto, este trabalho aborda o importante papel da cultura corporativa em fusões a partir dos conceitos de marca e posicionamento, especialmente na era atual do Marketing 3.0, voltada para os valores. Para tal, foi analisado o estudo de caso da empresa Raízen, joint-venture entre a Shell e Cosan formada em 2011 no Brasil. Foram utilizados material da web e entrevista com funcionário da organização referente a construção da marca.
Keywords: Marketing 3.0
Valores
Cultura corporativa
Posicionamento da marca
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 4-Dec-2014
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SOBRAL, Pedro Luiz Marcondes de Oliveira. A construção de marca e posicionamento no processo de fusões como ferramentas essenciais no desenvolvimento e integração de uma nova cultura organizacional: um estudo de caso da Raízen joint-venture entre Shell e Cosan. 2014. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PSobral.pdf1.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.