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http://hdl.handle.net/11422/7864
Type: | Dissertação |
Title: | Análise da mobilidade urbana por transporte sustentável nas cidades médias brasileiras |
Author(s)/Inventor(s): | Silva, Wellington Nascimento |
Advisor: | Orrico Filho, Rômulo Dante |
Co-advisor: | Leal Júnior, Ilton Curty |
Abstract: | O objetivo desta tese foi explicar a mobilidade urbana por transporte sustentável nas cidades médias brasileiras, por intermédio de um modelo econométrico exploratório formado por variáveis demográficas, urbanísticas, de renda e do sistema de transportes (DURT), a fim de permitir que gestores possam elaborar políticas públicas com vistas a reduzir ou eliminar as externalidades negativas decorrentes da mobilidade. A diversidade de cidades brasileiras com característcas diferentes dificultou a criação de um modelo único para todas essas cidades, mas há cidades com similaridades suficientes para modelagem de um agrupamento. As variáveis independentes foram a população economicamente ativa, a renda percapita, a densidade urbana, a taxa de motorização de transporte coletivo, a taxa de motorização de transporte particular, a taxa de motocicletização e a forma urbana, representada pelo delineamento, desenho urbano e localização das cidades em regiões metropolitanas ou interior dos estados. As análises indicaram que a Taxa de motocicletização e o delineamento têm o maior potencial de reduzir viagens por transporte sustentável enquanto a Taxa de motorização de transporte coletivo e a Renda percapita têm o maior potencial de criar viagens por transporte sustentável. |
Abstract: | The objective of this thesis was to explain the urban mobility by means of sustainable transport in the medium Brazilian cities basing on an exploratory econometric model formed by demographic, urban, income and transport system (DURT) variables. The explanation and model could be useful for public managers because it can possible for them to develop public policies to reduce or eliminate the negative externalities of the urban mobility. The diversity of Brazilian cities with different characteristics made it difficult to create a unique model that could be applied to all of them but there are cities with sufficient similarities to create a specific model for their characteristics. The variables of the model were the economically active population, the per capita income, the urban density, motorization rate for collective transport, the motorization rate for private transport, the motorization rate for motorcycles and the urban form, that represented a set of variables compoused by the urban design and location of cities in metropolitan or inland states. The analyzes indicated that the motorization rate for motorcycles and the design have the greatest potential to reduce travel by sustainable transport while the motorization rate for collective transport and percapita income have the greatest potential to create travels by sustainable transport. |
Keywords: | Engenharia de transportes Mobilidade urbana Motocicletização. |
Subject CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes |
Production unit: | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | Nov-2017 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Engenharia de Transportes |
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