Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/796
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A transformação da ciência em mito jornalismo científico: a saúde nas páginas da revista Veja
Autor(es)/Inventor(es): Leite, Rosana Feitoza Rozendo
Orientador: Argolo, José Amaral
Resumo: Analisa o jornalismo científico feito pelas revistas de divulgação secundária, voltadas para público leigo, tendo como ponto de observação a revista semanal Veja, da Editora Abril. A partir da análise editorial da publicação, pretende-se comprovar a hipótese de que esse tipo de divulgação científica espetacularize a Ciência, tornando-a verdade absoluta, contribuindo para transforma-la em mito, apesar de gerar poucos benefícios para a coletividade. Com base em uma revisão de literatura, pontos relativos às origens do jornalismo científico, histórico da revista Veja e a forma como a publicação aborda esse assunto serão aqui tratados. Além disso, através da análise editorial e gráfica de algumas capas da mesma publicação, pretende-se elucidar como o processo comunicacional é utilizado em prol da transmissão de significados e nas trocas simbólicas.
Palavras-chave: Jornalismo científico
Ciência
Divulgação científica
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 6-Dez-2004
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: LEITE, Rosana Feitoza Rozendo. A transformação da ciência em mito jornalismo científico : a saúde nas páginas da revista Veja. 2004. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.
URI: http://hdl.handle.net/11422/796
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RLEITE.pdf791,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.