Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/797
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Vaidade não tem idade: mulheres idosas e o mercado da beleza
Autor(es)/Inventor(es): Florentino, Thaís Portilho
Orientador: Almeida, Alda Rosana Duarte de
Resumo: A partir da evolução da população idosa no Brasil, e de seu poder de compra, o estudo de seus hábitos de consumo é um tema atual e importante. No que tange a oferta de produtos e serviços de beleza, que corresponde a um segmento lucrativo em crescimento, ainda privilegia-se a consumidora jovem. Nesse trabalho, analisa-se o comportamento de consumo da mulher idosa, explorando as oportunidades existentes no segmento da beleza, e é questionada a imposição do padrão estético associado à juventude. Assim, foi realizada uma pesquisa exploratória com sete mulheres idosas residentes no Rio de Janeiro, a partir da qual foi possível inferir sobre os médicos dermatologistas como grupo de referência na compra de cosméticos, sobre os atributos valorizados no momento da compra, além da relação da amostra com o seu corpo e idade. Foi possível, ainda, perceber que há espaço no mercado para o investimento mais expressivo nesse nicho.
Palavras-chave: Mercado de beleza
Terceira idade
Consumo
Serviços
Perfil do consumidor
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 3-Dez-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FLORENTINO, Thaís Portilho. Vaidade não tem idade: mulheres idosas e o mercado da beleza. 2014. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
URI: http://hdl.handle.net/11422/797
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TFlorentino.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.