Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/8223
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Divulgando ciências na escola
Author(s)/Inventor(s): Pimenta, José Maria Paolucci
Advisor: Moreira, Ligia de Farias
Co-advisor: Damasceno, Allan Rocha
Abstract: Este trabalho apresenta uma proposta de utilização de atividades experimentais, desenvolvida com alunos de ensino médio, para a divulgação da ciência em diversas exposições do gênero. Em conformidade com as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais, buscamos o desenvolvimento de certas competências e habilidades utilizando como recurso à experimentação no ensino de física, relacionando com situações presentes no cotidiano dos alunos. Descrevemos ainda as ideias de Marandino, Chevallard, Lopes, entre outros, tão atualizadas em relação às reformas curriculares, e as relacionamos com as almejadas competências e habilidades a serem desenvolvidas com a experimentação e o recurso da divulgação científica, no ensino médio, através do estudo da física. Nesta perspectiva, descrevemos a trajetória realizada pelo trabalho que desenvolvemos de elaboração de material experimental e as diversas mostras onde pudemos apresentar a ciência de forma lúdica e criativa. Esperamos contribuir, com o registro da experiência que tivemos, para prática pedagógica dos docentes que tiverem acesso a este trabalho.
Keywords: Ensino de ciências
Currículo de ensino médio
Política educacional
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Production unit: Instituto de Física
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Nov-2007
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: PIMENTA, José Maria Paolucci. Divulgando ciências na escola. 2007. 118 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JMPPimenta.pdf17.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.