Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/8270
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Economia e educação : percepção, evolução e responsabilidade
Author(s)/Inventor(s): Ayres, Victor Rabello
Advisor: Barreiros, Daniel de Pinho
Abstract: Foi apenas após o fim da Segunda Guerra Mundial que o campo das Ciências Econômicas e o da Educação começaram de fato a dialogar. Antes vista apenas como bem de consumo, a percepção do economista sobre o objeto Educação sofreu alguns pontos de inflexão ao longo dos anos. Entretanto, certamente ficou clara a mudança em prol da Educação como forma de investimento. Esta consolidação seria a responsável por sedimentar a fundação da área de pesquisa da Economia da Educação, vigente até hoje. O movimento, bem situado temporalmente, precisou rapidamente tomar posição sobre diversas questões de cunho ético, sociológico e filosófico quanto ao significado e ao fim último da Educação, o que teve impactos diretos sobre as formulações político-estratégicas internacionais e sobre os planos de desenvolvimento nacional. Tamanha necessidade reflete, consequentemente, as mencionadas percepções sobre o tema, assim como o grau de responsabilidade incutido às Ciências Econômicas e ao próprio economista frente às demandas globais. A evolução dessa relação, entre Economia e Educação, bem como seus percalços, sucessos e entraves, são o ponto focal do presente trabalho, que busca entender de que maneira as Ciências Econômicas incorporaram esse complexo objeto ao seu escopo de pesquisa e fomento, conformando um novo campo autônomo – a Economia da Educação. Para melhor refinar as indagações levantadas, o trabalho lançará mão, de maneira pontual, do instrumental kuhniano, em particular, sua articulação sobre paradigmas científicos, e, tangencialmente, das principais influências do ponto de vista sistêmico, ou seja, as repercussões dos acontecimentos e agendas externas sobre o desenvolvimento da área.
Keywords: Economia e Educação - Evolução
Economia e Educação - Percepção
Economia e Educação - Responsabilidade
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Aug-2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VRAyres.pdf475.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.