Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/851
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMattos, Beatriz Jaguaribe de-
dc.contributor.authorRamalho, Ana Maria de Mendonça-
dc.date.accessioned2016-10-04T18:02:58Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:43Z-
dc.date.issued2015-07-07-
dc.identifier.citationRAMALHO, Ana Maria de Mendonça. O Rio de Janeiro no horário nobre: a representação da cidade nas novelas da Globo. 2015. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/851-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTelenovelapt_BR
dc.subjectTelevisãopt_BR
dc.subjectHorário nobrept_BR
dc.subjectRealidadept_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.titleO Rio de Janeiro no horário nobre: a representação da cidade nas novelas da Globopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7158974952724770pt_BR
dc.contributor.referee1Herschmann, Micael Maiolino-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8285658527971096pt_BR
dc.contributor.referee2Nolasco, Sócrates Alvares-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7806093153450971pt_BR
dc.description.resumoAnalisar como o Rio de Janeiro é representado nas novelas do horário nobre da Rede Globo. A partir de como a cidade aparece na teledramaturgia e quais bairros têm mais visibilidade nas tramas, o objetivo é investigar como a Rede Globo contribuiu para a construção da imagem do Rio de Janeiro a nível nacional. Essa pesquisa propõe mostrar a inserção de novos territórios no horário nobre nos últimos anos, como as favelas e o subúrbio, e apresentar as mudanças na representação desses locais e seus moradores na teledramaturgia. Através da relação entre as novelas e o consumo na sociedade brasileira, esse estudo busca exemplificar a influência desse espaço na televisão e identificar como o Rio de Janeiro é vendido para o resto do Brasil e para os países que exibem as telenovelas globais. Finalmente, essa pesquisa tem como objetivo mostrar como a imagem da cidade é trabalhada como um local turístico, com a criação de novos lugares de apreciação através da dramaturgia, e como elas contribuem para a formação do novo branding do Rio de Janeiro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARamalho.pdf1.63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.