Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/852
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dc.contributor.advisorAlmeida, Alda Rosana Duarte de-
dc.contributor.authorMenezes, Ana Ariel Rodriguez-arras-
dc.date.accessioned2016-10-04T18:29:03Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:43Z-
dc.date.issued2015-07-08-
dc.identifier.citationMENEZES, Ana Ariel Rodriguez-arraz. Marketing de Relacionamento: a percepção dos clientes sobre o Pão de Açúcar na zona oeste do Rio de Janeiro. 2015. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/852-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMarketing de relacionamentopt_BR
dc.subjectFidelizaçãopt_BR
dc.subjectVarejopt_BR
dc.subjectSupermercadopt_BR
dc.titleMarketing de relacionamento: a percepção dos clientes sobre o Pão de Açúcar na zona oeste do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2652910030797348pt_BR
dc.contributor.referee1Rett, Lucimara-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1020341783834309pt_BR
dc.contributor.referee2Neves, Gláucia Salvador-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3598534302321545pt_BR
dc.description.resumoConsiderando a importância do desenvolvimento do marketing de relacionamento como essencial para vantagem competitiva e a escassez das empresas que se preocupam com essa área, este trabalho se propôs a descrever e analisar o marketing de relacionamento que o supermercado Pão de Açúcar comunica praticar e a percepção dos clientes sobre isso, tomando como base a teoria a respeito do tema. Para tal, foram realizadas pesquisas tanto qualitativas quanto quantitativas no intuito de avaliar o objetivo do estudo. Os resultados, obtidos a partir dos 78 respondentes clientes do programa Mais, indicam que os eles reconhecem o marketing de relacionamento praticado pelo supermercado, como também, apontam como uma qualidade e um diferencial em relação aos demais. Entretanto, apesar dessa constatação, as práticas atuais do Pão de Açúcar não estão sendo suficientes para a fidelização, provavelmente pelas diversas falhas apontadas nas pesquisas. Então, de uma forma geral, o supermercado está caminhando para um bom relacionamento com seus clientes, mas ainda precisa reformular algumas ações e melhorar os pontos de insatisfação dos seus clientes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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